Me ver como paciente não foi tão fácil assim. Recebi um diagnóstico de baixa reserva ovariana junto com a endometriose. Lidar diretamente com isso sendo especialista nessas duas áreas foi avassalador. Demorei uns dias para assimilar até seguir em frente e iniciar o tratamento.
Diferente da maioria das mulheres portadoras de endometriose, eu não sentia nada. Nenhuma cólica, nenhuma dor. Descobri quando investigava minha reserva ovariana para realizar um congelamento de óvulos, como preservação social mesmo.
Como minha endometriose acometia órgãos importantes, como bexiga, apêndice, ureter, intestino, ovários e útero, não operar não era uma opção. A cirurgia foi super indicada, porém como tinha acometimento dos ovários e baixa reserva nos exames, fiz o congelamento de óvulos previamente a cirurgia.
Outra etapa que não foi fácil, pois precisei de três ciclos de estimulação para conseguir um número suficiente de óvulos. Foram respectivamente 7, 7 e 5 óvulos por ciclo, totalizando 19 óvulos no final.
E era chegada então a hora da cirurgia… Nervosa? Até que não! Escolhi uma equipe profissional multidisciplinar e muito competente, o que me deu tranquilidade maior para a cirurgia.
Foi tudo dentro do esperado, um sucesso!!! Não foi fácil, mas não adianta, precisamos seguir sempre em frente!!!
Cuidar de mim sempre foi uma prioridade, sempre procurei um estilo de vida saudável, e sigo fazendo de tudo por mim!!!
Dra. Mariana Bittencourt
CRM 186709/SP